sexta-feira, 29 de junho de 2018

Apresentação Cultural - 8º e 9º de Taguatinga

Texto por Vinícius Braga, repórter da Agência SINUSI 2018.
Fotos por Nathalia Oliveira, Dara Lisa e Pedro Cardoso, fotógrafos da Agência SINUSI 2018.

A noite foi aberta com a apresentação da França, 9°D, que começou com uma coreografia animada com mímicos, logo depois houve um momento dramático sobre o atentado terrorista na França, mas com uma forma de recuperar as esperanças foi representada a revolução francesa, que significa força, coragem e esperança para os franceses.


Logo depois foram os EUA, da turma 9°B, que começa com a representação da colonização feita pelos ingleses, no século XVI. Também foi representada a luta pela igualdade racial, com Martin Luther King, e um breve coral dançando a coreografia de Grease.

A África do Sul, da sala 9°A, apresentou um discurso inspirador de Nelson Mandela e também representou o apartheid. Uma das participantes cantou ao vivo a música tema de Rei Leão e a coreografia Waka Waka, de Shakira.


O quarto país a se apresentar é o Canadá, 9°F, que mostrou uma partida de hockey, mas antes disso teve uma emocionante apresentação de líderes de torcida.

Depois do Canadá veio a China, da turma 8°E. Começou com show de luzes e logo depois um combate entre samurais, toda a obra foi baseada nas antigas lendas chinesas. No final um grupo de gueixas realizou uma pequena coreografia.


A Alemanha, da turma 8°D, começou com os irmãos Grimm contando as suas histórias sobre a branca de neve e a chapeuzinho vermelho. Também foi representado o nazismo e a construção do muro de Berlim.

Argentina, da turma 9°E, logo depois entra com a famosa personagem Mafalda para explicar um pouco da história da Argentina. Foram mostrados o Papa Francisco e a primeira vitória do país na copa do mundo. A ideia principal foi ‘‘que mais Mafaldas se multipliquem por um mundo melhor’’. 

México, 8°C, mostrou a civilização maia e seus misteriosos rituais. Foi feito um paralelo com o muro que separa o México dos EUA. Foi mostrado um pouco da cultura com os Mariachis, Frida Khalo e Chaves.


Logo depois veio o Reino Unido, da turma 9°C. Afrente do palco havia um big ben de madeira, quem narrava a apresentação era o Peter Pan, uma história clássica do Reino Unido. Uma pequena coreografia de Little Mix, uma banda muito famosa lá e outros personagens famosos também apareceram como Robin Hood, Titanic e até personagens históricos como Shakespeare. Os atentados que aconteceram no Reino Unido em 2007 e 2016 também foram representados.

A apresentação do Japão, da sala 8°F, inicia-se com uma dança animada com gueixas seguida de uma luta impactante de ninjas. Os atentados de Hiroshima e Nagasaki tiveram um momento dramático na apresentação.

Após o Japão, a Rússia, do 8°B, que por meio da ballet, dança originária da Rússia, foi possível representar a 2ª guerra mundial e as olimpíadas.



 Brasil, do 8°A, foi o país que encerrou o evento com uma coreografia com neon, que representou o colonização e miscigenação. O voto feminino e o empoderamento feminino também foram representados.
Compartilhe: